CENTRO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO

 


O CAV possui um Centro de Formação e Experimentação (CFE) em uma área de 13 hectares, localizada na comunidade do Alto Lourenço, a uma distância de 2,5 km da cidade de Turmalina. No local são desenvolvidas diversas tecnologias sustentáveis que possuem caráter experimental de viabilidade a aplicação na agricultura familiar. Também é destinado a eventos de capacitação relacionados à agricultura e criação animal para promover a troca de conhecimentos com agricultores (as). As tecnologias desenvolvidas no local são:

Sistema agroflorestal

SAF


Este é um tipo de agricultura que procura imitar ao máximo a natureza, combinando diversos tipos de plantas num consórcio diversificado denso, sem uso de produtos químicos e protegendo a terra com a produção de adubos naturais e cobertura a partir das próprias plantas cultivadas neste consórcio.

 

 


  Criação animal
Criação Animal

 

 

Os animais criados no espaço são os mais comuns nas propriedades familiares do Alto Jequitinhonha, como bovino de leite, suíno, aves e abelha. Esses animais são mantidos como uma forma de análise de viabilidade e de melhoramento da criação.


 

 



 
Horta agroecológica / Orgânica

horta



No centro é encontrado um espaço destinado ao cultivo de hortaliças diversas através dos princípios agroecológicos. Uma das técnicas que têm sido esperimentada é o método de produção através do sistema biointensivo. Outro destaque tem sido a agricultura orgânica desenvolvida no Centro, que está em processo de certificação pelo sistema SPG (Sistema Participativo de Garantia). O objetivo é mostrar a viabilidade de uma produção de alimentos diversificada através de uma proposta sustentável, capaz de fortalecer a segurança alimentar e gerar renda.

 

 

 

Viveiro de Mudas

viveiro


Visa principalmente à produção de espécies nativas e frutíferas em geral. Essas mudas são repassadas aos agricultores (as) a preço de custo como incentivo a produção.

 


 


Beneficiamento de frutas


frutas



Através de um secador solar de frutas são desidratados  abacaxi, manga e banana. Além de ser um método de agregação de valor e de baixo custo, se torna uma alternativa para a conservação dos produtos por um maior período de tempo.

 


 

 


Apicultura

mel

A atividade apícola também é desenvolvida no centro. O apiário é muito utilizado para prática em cursos e intercâmbios. 




 


Estrutura para Eventos

 

O Centro de Formação e Experimentação do CAV possui ainda espaço para eventos. Frequentemente é utilizado para cursos, reuniões, seminários, visitas de escolas e instituições diversas. A sua estrutura é composta por um salão de reuniões para 80 pessoas, cantina e refeitório, alojamento com 50 leitos e campo de futebol society.

A estrutura dispõe como um atrativo à parte as tecnologias desenvolvidas no CFE, que podem ser visitadas em oportunidade da utilização do espaço para eventos.

 

O espaço é regularmente disponibilizado para eventos independentes de organizações governamentais e não governamentais, desde que os propósitos sejam a fins com os apoiados pela organização. Para reserva do espaço, fale conosco.


Rua São Pedro, 43 - Campo - CEP: 39.660 - 000
Turmalina - Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil
(38) 3527 1401/1658
comunicacao@cavjequi.org
Institucional:
webmail
Intranet