NOTÍCIA
  Publicada em 11/05/2017  
  Renovação e participação marcam a assembleia da AFTUR

Assembleia AFTURCom a presença de mais de 50 famílias feirantes, a Associação os Agricultores (as) Familiares Feirantes de Turmalina (AFTUR) realizou no dia 04 de maio de 2017 sua assembleia geral ordinária. O evento, realizado no Centro de Formação e Experimentação do CAV em Turmalina (MG), teve como um dos destaques a eleição da diretoria para os próximos 02 anos.

Mas, antes de realizar a eleição, muitos temas foram debatidos, dentre eles a prestação de contas do ano de 2016. Aproveitou-se a oportunidade para informar os valores arrecadados e detalhar sobre os gastos no período.

Outro importante momento foi a devolução dos resultados da pesquisa realizada pelo CAV nos principais supermercados e mercearias da cidade. Esta pesquisa é realizada anualmente e visa acompanhar a evolução da entrada de produtos hortifrúti no comércio local. Este diagnóstico foi realizado em abril de 2017 e revelou que 41% dos produtos comercializados na cidade são oriundos da agricultura familiar do próprio município. Todos os dados da pesquisa foram debatidos e deverão contribuir para o planejamento produtivo dos agricultores (as).

A assembleia também discutiu e aprovou uma nova estratégia de regulação da entrada de sócios e de reajuste de mensalidades, que deverão dar mais efetividade e controle aos processos. Aproveitou-se o momento para registrar a entrada de 06 novos associados.

Eleição da Diretoria

A eleição da diretoria para o período de 2017 a 2019 aconteceu de forma democrática. O trabalho do atual quadro diretor da associação foi avaliado como muito positivo, o que levou a reeleição de parte da diretoria efetiva, já que estava em seu primeiro mandato. Mas para dar oportunidade a novas pessoas, foram renovados 40% dos membros entre diretoria e conselho fiscal.

Alguns informes de grande importância foram também repassados aos agricultores (as). Um deles foi sobre o processo de repasse do trator conseguido pela associação via emenda parlamentar, que já se encontra na Prefeitura Municipal de Turmalina.  Também foi informado sobre o projeto conseguido pelo CAV junto a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais (SEDA) para a reforma da área de carnes do Mercado Municipal de Turmalina. Por meio deste projeto serão adquiridos balcões refrigerados e mesas de inox para a melhoria da higiene do espaço. Para receber os equipamentos o mercado passará por algumas adequações físicas, que serão feitas pela Prefeitura Municipal em contrapartida ao projeto. Outro assunto debatido foi o processo de certificação orgânica da produção que está se iniciando em Turmalina, Veredinha e Minas Novas, como forma de incentivar mais feirantes a conhecer e aderir à iniciativa.

O CAV é parceiro, tanto quanto colaborou para a fundação da AFTUR, que em 2017 completará 11 anos. Esta associação tem contribuído de forma substancial para o desenvolvimento da agricultura familiar de Turmalina. Por ser a primeira associação de feirantes da região, se tornou referência de organização para muitos municípios do Alto e Médio Jequitinhonha, além de receber visitas constantes de caravanas de agricultores (as) de diversas regiões do estado e do Brasil.  

 

Por Fabiana Eugênio e Maria Aparecida Oliveira

 

 
Seu nome Seu email
Nome do amigo(a) Email do amigo(a)
 
Rua São Pedro, 43 - Campo - CEP: 39.660 - 000
Turmalina - Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil
(38) 3527 1401/1658
comunicacao@cavjequi.org
Institucional:
webmail
Intranet