NOTÍCIA
  Publicada em 27/07/2017  
  CAV inicia a construção das tecnologias sociais em Minas Novas previstas para 2017

BarragemNo último mês de junho o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), deu início as construções de tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva nas comunidades rurais de Capivari Contendas, Bem-Posta da Lagoa e Ribeirão dos Santos do município de Minas Novas (MG). Serão mais de 200 tecnologias construídas em 03 anos, dentre elas, barraginhas, bacias de contenção e terraços, além do cercamento de nascentes.

A execução deste trabalho tem sido viabilizada através do projeto trienal iniciado em janeiro deste ano, denominado “Água e Autonomia Camponesa em Minas Novas”, que é financiado pela organização Vivamos Mejor Suíça. O objetivo deste projeto é o fortalecimento sócio produtivo das 03 comunidades rurais acima mencionadas, com enfoque na transformação da realidade hídrica, produtiva e alimentar, assim como na organização comunitária e na maior igualdade nas relações sociais de gênero.

Somente em 2017 cerca de 120 tecnologias serão construídas. As barraginhas, por acumularem um maior volume de água, são utilizadas para fins produtivos. As bacias de contenção e os terraços contribuem na prevenção de erosões e assoreamento dos mananciais, contenção de água e matéria orgânica. Estas tecnologias contribuem para o armazenamento hídrico no lençol freático e no reabastecimento das nascentes pelo processo de infiltração.

CercamentoOs mutirões comunitários para o fechamento de treze pequenas nascentes nas comunidades já foram iniciados. O material para a confecção das cercas foi adquirido pelo CAV. A Prefeitura Municipal de Minas Novas tem contribuído com algumas contrapartidas, a citar: o fornecimento de horas/máquina para a construção de tecnologias como também o transporte de materiais para cercamento das nascentes, do fornecedor até as comunidades rurais contempladas.

As famílias beneficiárias estão recebendo capacitação para o melhor uso de suas tecnologias. Foram realizados cursos de Gestão da Água, Gestão da Propriedade Rural e Aproveitamento de Alimentos. E ainda está previsto para este mês de agosto a realização do curso de Controle Alternativo de Pragas. Os cursos são ministrados pelos técnicos do CAV, com exceção do curso de Aproveitamento de Alimentos, que é assessorado por uma nutricionista. Além das construções e capacitações, as famílias beneficiárias recebem assistência técnica produtiva e incentivos para o cultivo de hortas agroecológicas.

As construções previstas para 2017 serão finalizadas por volta do mês de outubro, quando inicia o período chuvoso na região.

 

Por José Murilo Souza e Josiane Fernandes


 

 

 

 
Seu nome Seu email
Nome do amigo(a) Email do amigo(a)
 
Rua São Pedro, 43 - Campo - CEP: 39.660 - 000
Turmalina - Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil
(38) 3527 1401/1658
comunicacao@cavjequi.org
Institucional:
webmail
Intranet