NOTÍCIA
  Publicada em 15/09/2017  
  Agricultores (as) são capacitados (as) em Gerenciamento de Recursos Hídricos

GRH Novo CruzeiroFamílias rurais da comunidade Santa Cruz das Palmeiras, em Novo Cruzeiro (MG), se reuniram nos dias 24 e 25 de agosto para participar do curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) promovido pelo CAV. O curso faz parte das ações do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) através da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que tem atuado no município com a construção de cisternas de placas de 16 mil litros para armazenamento de água da chuva para o consumo humano.

O evento abordou temas como a importância da captação e do manejo da água de chuva para a melhoria das condições de vida das famílias e proporcionou reflexões sobre cidadania e a convivência com o clima semiárido. Por isso, a instrutora Delma Mendes Ribeiro iniciou a capacitação falando sobre a importância dos agricultores (as) participarem dos espaços de formação. Também foi apresentado aos participantes um pouco da história do CAV e da ASA, ressaltando suas ações, lutas e conquistas em prol do Semiárido.

Para promover uma reflexão sobre a história da comunidade e sua realidade ambiental, os participantes foram divididos em grupos. Os agricultores (as) descreveram que anos atrás em suas comunidades o clima era diferente, mais úmido, e a própria terra produzia adubo. Atualmente existe dificuldade no acesso a água, há secamento de nascentes e perda da fertilidade do solo, geralmente ocasionados por desmatamentos, queimadas e manejo inadequado dos recursos naturais, inclusive do solo.  Após uma análise coletiva das causas desta mudança, os participantes propuseram como ações para minimizar estes efeitos, a recuperação das nascentes, o cuidado com o lixo e o reflorestamento.

Durante o curso a instrutora também explicou um passo a passo de como cuidar da água e da cisterna. Cada participante recebeu um material didático com as cartilhas Uma Aula Diferente Aprendendo Sobre Água de Cisterna, Caminhos para a Convivência com o Semiárido e o cartaz Mandamentos das Cisternas.

No segundo dia houve um momento para se falar a respeito da reforma trabalhista e a reforma da previdência. Foi debatido também sobre as relações sociais de gênero, as divisões de tarefas no lar e o papel da mulher na sociedade. Os participantes avaliaram como produtivo a capacitação e ressaltaram a importância de se propagar o conhecimento adquirido no curso.

 

 

Por Josiane Fernandes Rocha

 
Seu nome Seu email
Nome do amigo(a) Email do amigo(a)
 
Rua São Pedro, 43 - Campo - CEP: 39.660 - 000
Turmalina - Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil
(38) 3527 1401/1658
comunicacao@cavjequi.org
Institucional:
webmail
Intranet