NOTÍCIA
  Publicada em 21/09/2017  
  Agricultora do Vale do Jequitinhonha divulga a experiência de Fundos Solidários do CAV na Argentina

A agricultora Jovelina Alves de Azevedo, da comunidade rural de Grota do Porto (Veredinha/MG) participou nos dias 01 e 02 de setembro do encontro “Finanças Solidárias: Uma construção coletiva - Experiências Territoriais para um novo paradigma”, realizado na Argentina. Participaram do evento pessoas que fazem parte de organizações que trabalham com economia solidária, bem como representantes de entidades estatais e pesquisadores de universidades. O objetivo foi a apresentação e debate de experiências bem-sucedidas nesta temática, dentre elas, a iniciativa do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV) e a Cáritas Brasileira.

 O evento foi promovido pelo município de San Martín, Cáritas da Argentina e a Universidade Nacional de San Martín (UNSAM), contando com o co-financiamento da Secretaria de Habitação e Hábitat do Ministério do Interior, Obras Públicas e Habitação da Nação.

 O CAV foi identificado pela Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais como uma organização que possui uma experiência de finanças solidárias exitosa o suficiente para que fosse apresentada como modelo. O CAV, por sua vez, se fez representado pela agricultora Jovelina, já que a mesma é diretora da instituição participa ativamente do processo de gestão do Fundo Rotativo Solidário (FRS).

Jovelina fez uma exposição do trabalho do CAV, contando um pouco sobre o funcionamentodo Fundo Rotativo. Foi discorrido sobre toda a metodologia do acesso ao recurso, desde a elaboração dos projetos até a implementação do objeto do financiamento. Através do FRS agricultores (as) familiares feirantes dos municípios de Turmalina, Veredinha, Minas Novas, Chapada do Norte e Leme do Prado têm adquirido insumos, tecnologias, ferramentas de trabalho, instalação de sistemas de irrigação em hortas, melhoria de estruturas de produção das indústrias domésticas rurais, entre outros, o que tem contribuído para potenciar a produção. Durante o intercâmbio na Argentina esta experiência foi muito debatida, com grande aceitação do público presente.

 

Jovelina valorizou esta oportunidade e, com grande alegria, afirmou em um depoimento: “Foi uma experiência incrível, que certamente somará muito na minha vida. Com muita gratidão fiz meu papel de multiplicadora, levando a outras pessoas às ações do CAV que vêm transformando a vida de muitos agricultores (as) e agricultoras do Vale do Jequitinhonha”.

 

 

Por Fabiana Eugênio e Josiane Fernandes.

 
Seu nome Seu email
Nome do amigo(a) Email do amigo(a)
 
Rua São Pedro, 43 - Campo - CEP: 39.660 - 000
Turmalina - Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil
(38) 3527 1401/1658
comunicacao@cavjequi.org
Institucional:
webmail
Intranet