NOTÍCIA
  Publicada em 27/10/2017  
  Município de Jequitinhonha sedia pela primeira vez o Seminário de Feiras Livres e Políticas Públicas do Vale do Jequitinhonha

Com a presença de aproximadamente 150 participantes de 20 municípios, a nona edição do Seminário de Feiras Livres e Políticas Públicas do Vale do Jequitinhonha aconteceu no dia 19 de outubro, no município de Jequitinhonha (MG). Realizado pelo CAV e pelo Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers (Núcleo PPJ), o evento contou com a presença de representantes da sociedade civil organizada, acadêmicos, agricultoras (es) familiares, membros do poder público municipal e estadual.

O evento teve início com a acolhida dos participantes ao som da música popular regional e as boas-vindas dos anfitriões e parceiros do seminário. A mesa de abertura foi composta pelo Núcleo PPJ, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (Campus Almenara), representante da região do médio Jequitinhonha e pelas organizações locais do município: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cáritas Diocesana de Almenara, CMDRS, Associação de feirantes (ASFEJE), Prefeitura Municipal e EMATER.

Foram apresentadas diversas iniciativas de apoio às feiras livres, tendo como destaque aapresentação da pesquisa sobre as feiras livres do Baixo Jequitinhonha realizada pelo IFNMG/Núcleo PPJ. Os participantes também puderam conhecer sobre o trabalho desenvolvido pela Associação dos Agricultores Feirantes de Jequitinhonha (ASFEJE). A Câmara e a Associação de Feirantes de Minas Novas socializaram sobre a lei de regulamentação de uso do mercado municipal implementada no município. O CAV ainda apresentou a sua experiência através do Programa de Apoio as Feiras Livres, desenvolvido principalmente no Alto Jequitinhonha.

Através de trabalhos em grupos os participantes puderam debater sobre os principais problemas enfrentados nas feiras livres e construir propostas que possam subsidiar a criação de leis municipais de fomento a estes espaços. As propostas apresentadas pelos grupos foram debatidas em uma mesa redonda que contou com a participação de representantes do CAV, da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais/ Conselho Estadual de Economia Solidária e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais (SEDA).

O evento foi encerrado com momentos de emoção, quando o feirante Sr. Adão Pereira dos Santos foi homenageado pela sua importante militância nos movimentos sociais do Baixo Jequitinhonha. 

Os encaminhamentos do seminário estão sendo sistematizados em um documento final que será encaminhado aos diversos segmentos da sociedade civil e poder público, sempre na busca por influenciar as políticas públicas direcionadas à agricultura familiar.

Trocando experiências

O grupo de 27 agricultores familiares dos municípios de Chapada do Norte, Berilo, Turmalina,  Minas Novas, Veredinha e Leme do Prado que deslocaram para Jequitinhonha para participar do seminário, tiveram uma oportunidade a mais de conheceram a realidade desta região. No dia anterior (18/10) este grupo realizou visita a propriedades rurais de 03 comunidades de Jequitinhonha e puderam dialogar com agricultores familiares e feirantes locais, intensificando o intercâmbio de conhecimentos.

 

 


Por Josiane Fernandes

 
Seu nome Seu email
Nome do amigo(a) Email do amigo(a)
 
Rua São Pedro, 43 - Campo - CEP: 39.660 - 000
Turmalina - Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil
(38) 3527 1401/1658
comunicacao@cavjequi.org
Institucional:
webmail
Intranet