NOTÍCIA
  Publicada em 09/03/2018  
  Artesãs e artesãos do Alto Jequitinhonha iniciam projeto de fortalecimento de suas associações

GrupoO Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), junto com as associações de artesãs (ãos) dos municípios de Chapada do Norte, Minas Novas, Turmalina e Veredinha, desenvolveram o projeto “Arte e luta das mulheres artesãs no Alto Jequitinhonha“. Esta ação teve início em janeiro de 2018 e terá duração de dois anos. O CAV conta com o apoio da organização suíça E-Changer.

Produzido em sua maioria por mulheres, o artesanato da região tem ultrapassado gerações e é sinônimo de cultura, resistência, autonomia feminina e geração de renda para diversas famílias. Com intuito de valorizar e dar visibilidade a este importante empreendimento, o projeto foi proposto visando desenvolver a capacidade de autogestão e autonomia das associações de artesãs (ãos) diante dos desafios socioeconômicos do Vale do Jequitinhonha.

Um passo importante para a execução deste projeto foi a elaboração do planejamento estratégico, realizado no dia 21 de fevereiro de 2018, no Centro de Formação e Experimentação do CAV. Estiveram presentes 26 artesãs (ãos)  representantes das seguintes associações: Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre (ALACA), Associação dos Artesãos de Santa Cruz de Chapada do Norte (ARCA), Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo (AACC), Associação dos Artesãos de Minas Novas (AAMN), Associação dos Artesãos de Veredinha (ARTEVER), Associação Comunitária dos Artesãos de Turmalina (SOARTE) e Associação dos Artesãos de Turmalina (ASTUR).

Foram realizados trabalhos em grupo objetivando apontamentos das principais Grupodificuldades enfrentadas pelas artesãs (os) e as possíveis ações de enfrentamento. O CAV também apresentou suas propostas de atividades para o ano de 2018. Nesta ocasião, houve um momento para avaliações sendo enfatizado pelos (as) participantes a importância desta iniciativa para o crescimento das associações além do entusiasmo e expectativa diante desta nova parceria. Como relatado pela artesã Aneli de Fátima Pereira de Chapada do Norte: "era o que estávamos esperando, nossa luz estava se apagando, pensamos em desistir da Associação frente ao descaso e a falta de apoio, e este projeto foi uma nova luz para nós artesãs e artesãos do Vale. ’’

 

 

 

Por Josiane Fernandes e José Luís Cordeiro

 

 
Seu nome Seu email
Nome do amigo(a) Email do amigo(a)
 
Rua São Pedro, 43 - Campo - CEP: 39.660 - 000
Turmalina - Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil
(38) 3527 1401/1658
comunicacao@cavjequi.org
Institucional:
webmail
Intranet