NOTÍCIA
  Publicada em 09/03/2018  
  O Programa P1+2 é retomado em municípios do Vale do Jequitinhonha com nova metodologia

No inicio do mês de fevereiro, um novo projeto do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2)Cisterna Calçadão da Articulação Semiárido Brasileiro foi iniciado nos municípios de Novo Cruzeiro e Araçuaí. Sendo executada pelo CAV, esta ação tem como apoiadores o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Serão construídas 201 tecnologias sociais de armazenamento de água da chuva para produção de alimentos e criação de pequenos animais.

O processo de seleção das comunidades rurais beneficiadas será feito pela comissão municipal, que é composta pelas organizações sociais dos municípios atendidos. Serão seguidas orientações de prioridades como: comunidades com dificuldade de acesso a água para produção, assentamentos da reforma agrária e comunidades de povos tradicionais. O projeto terá duração de 02 anos e no primeiro ano serão implementadas as tecnologias sociais: cisternas calçadão, cisternas enxurrada e barreiros trincheira. Além disto, serão oportunizadas capacitações em Sistema Simplificado de Manejo de Água (SSMA), Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA), Capacitação de Pedreiros (as), Intercâmbios entre Agricultores (as), sistematização de experiências, assistência técnica, caráter produtivo, além de eventos de avaliação do programa.

Nesta nova metodologia está incluído o fomentoCisterna Enxurradaprodutivo, que será disponibilizado às famílias que vivem em situações de pobreza e extrema pobreza. Elas terão autonomia na escolha do tipo de investimento produtivo e na aplicação do recurso que se dará de forma direta pelo MDS. No segundo ano o programa oferecerá às famílias que receberão o fomento assistência técnica para melhoria no sistema de produção, intercâmbios, sistematização de experiências e momentos de avaliação.

Além das atividades previstas no programa será realizada pelo MDS em parceria com a PUC-RJ/J-PAL uma pesquisa de avaliação dos impactos do programa na vida das famílias.


 

Por Josiane Fernandes e Juliano Freire

 

 

 
Seu nome Seu email
Nome do amigo(a) Email do amigo(a)
 
Rua São Pedro, 43 - Campo - CEP: 39.660 - 000
Turmalina - Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil
(38) 3527 1401/1658
comunicacao@cavjequi.org
Institucional:
webmail
Intranet