NOTÍCIA
  Publicada em 21/04/2018  
  CAV promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Nos dias 16 a 20 de abril de 2018, por meio do programa institucional de Segurança do Trabalho do CAV, foi realizada a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes).

Tendo como público alvo a equipe técnica da instituição, a SIPAT é realizada anualmente e possui ao longo da semana, atividades voltadas para prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Para dar início às ações o pastor e técnico de segurança do trabalho, Helvécio Fernandes, realizou uma palestra motivacional exemplificando diversas situações e atitudes que podem comprometer a qualidade de vida, física, espiritual e emocional do trabalhador (a) enfatizando a necessidade de esperança no futuro para se transpor os obstáculos da vida.

A colaboradora Edvânia Lopes que atua no eixo institucional do CAV: Empoderamento das Mulheres, realizou um trabalho em grupo com a equipe de profissionais da instituição presente. Na oportunidade ela trouxe situações baseadas em fatos reais, no que tange as desigualdades nas relações sociais de gênero encontrados no dia-a-dia do trabalho do CAV, e através disto foi realizada reflexão aprofundada sobre o assunto entre os (as) participantes e construídas propostas de enfrentamento a esta realidade.

A saúde mental também foi destaque no SIPAT. O médico Dr. Caio Antunes Lopes representante do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Turmalina, realizou uma palestra abordando sobre os principais transtornos psicológicos e psiquiátricos que afetam a sociedade. Citando a depressão, ansiedade, estresse e transtorno bipolar, destacando a necessidade de se discutir e dar a devida importância a estes fatores que são comumente encontrados, inclusive, no ambiente de trabalho.

O técnico responsável pela assessoria em Segurança do Trabalho do CAV, Erivelto Lopes,realizou uma capacitação sobre Noções de Princípio de Incêndio. Aconteceram várias simulações com focos de incêndio causados por sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos energizados, e repassadas orientações sobre quais atitudes devem ser tomadas em cada caso.

Para finalizar as atividades da semana, foi realizada uma visita da equipe do CAV à experiência desenvolvida em produção orgânica pela família de Maria Aparecida Lima, conhecida como Côca, e seu esposo José Maria Dias da comunidade Inácio Félix, município de Minas Novas. Tal visita se deu no tradicional Cross CAV que acontece todos os anos, quando se propõe uma reflexão sobre o meio ambiente. Nesse momento, mesmo aqueles profissionais que realizam trabalhos administrativos/burocráticos vão a campo para aprofundar conhecimento sobre os vários aspectos vivenciados nas ações cotidianas dos técnicos de campo e principalmente pelas famílias atendidas. O casal de agricultores que recentemente tiveram sua produção certificada como orgânica contou sua história e apresentou os avanços em sua propriedade. 

 

 

Por Josiane Fernandes Rocha

 

 
Seu nome Seu email
Nome do amigo(a) Email do amigo(a)
 
Rua São Pedro, 43 - Campo - CEP: 39.660 - 000
Turmalina - Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil
(38) 3527 1401/1658
comunicacao@cavjequi.org
Institucional:
webmail
Intranet