NOTÍCIA
  Publicada em 21/04/2018  
  Famílias rurais de Novo Cruzeiro-MG são capacitadas em Gestão da Água para Produção de Alimentos

Nos dias 11, 12 e 13 de abril foi realizada uma capacitação em Gestão da Água para Produção de Alimentos (GAPA), na comunidade Canoas do município de Novo Cruzeiro-MG e contou com a presença de 15 participantes.

Esta capacitação faz parte dos componentes para o recebimento das tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva para a produção de alimentos do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).

A instrutora Delma Mendes iniciou o curso apresentando o trabalho do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV) que é a unidade gestora responsável pela execução do projeto no município de Novo Cruzeiro e citou as ações da instituição no Vale do Jequitinhonha. O papel da ASA pela defesa da convivência com o semiárido brasileiro foi exposto, possibilitando aos participantes o entendimento da execução deste projeto, além de incentivar aos presentes a necessidade de participarem e protagonizarem esta luta.

Os cuidados com as tecnologias sociais que serão implementadas na comunidade, assim como o seu funcionamento e o manejo adequado da água para a produção de alimentos foi abordado. Resgatou-se ainda os cuidados com a cisterna de primeira água (16.000 litros) do Programa Um Milhão de Cisternas.

A segurança alimentar e o uso de agrotóxicos também foram debatidos, no intuito de conscientizar os (as) participantes quanto à importância da produção agroecológica, preservação do meio ambiente e dos afluentes de água.

Como nova metodologia deste projeto que têm como apoiadores o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), será realizado com todos os beneficiários um diagnóstico e a construção de uma linha do tempo das famílias. Para a apresentação desta nova dinâmica de trabalho, foram selecionadas duas famílias que estavam presentes e foram construídos o diagnóstico e a linha do tempo de cada uma delas.

A comunidade que é composta em sua maioria por jovens demonstrou ao longo do curso muita alegria, expectativa e aceitação quanto a implementação deste projeto, que poderá proporcionar a transformação da realidade produtiva, possibilitando a permanência e redução da migração que é muito forte na região.

 

 

Por Josiane Fernandes Rocha

 

 
Seu nome Seu email
Nome do amigo(a) Email do amigo(a)
 
Rua São Pedro, 43 - Campo - CEP: 39.660 - 000
Turmalina - Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil
(38) 3527 1401/1658
comunicacao@cavjequi.org
Institucional:
webmail
Intranet