NOTÍCIA
  Publicada em 24/04/2018  
  Famílias rurais de Minas Novas recebem incentivo à produção agroecológica

Nos meses de março e abril, famílias das comunidades rurais de Bem Posta da Lagoa, Capivari Contendas e Ribeirão dos Santos do município de Minas Novas (MG), foram beneficiadas com a instalação de kits de materiais para apoio à produção de hortas agroecológicas.

A execução deste trabalho tem sido viabilizada através do projeto trienal “Água e Autonomia Camponesa em Minas Novas” iniciado no ano de 2017, ação que é financiada pela organização Vivamos Mejor Suíça. O objetivo deste projeto é o fortalecimento sócio produtivo das 03 comunidades rurais acima mencionadas, com enfoque na transformação da realidade hídrica, produtiva e alimentar, assim como na organização comunitária e na equidade nas relações sociais de gênero.

Além das implementações das tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva o projeto proporciona às famílias diversas capacitações, dentre elas, o Curso de Controle Alternativo de Pragas. Neste curso as famílias são alertadas quando ao risco de se consumir alimentos com resíduos de agrotóxicos e aprendem sobre o uso de defensivos agrícolas naturais. Algumas receitas com ingredientes da própria propriedade são repassadas visando o controle de pragas e doenças, além de se obter um controle biológico natural das plantações. Partindo desse princípio de se garantir a segurança alimentar, foram fornecidos pelo CAV, kits de materiais para proteção e irrigação de hortas agroecológicas, objetivando a produção para o consumo das famílias e possível comercialização, consequentemente gerando renda. Estes kits foram entregues às famílias interessadas, dentre as quais já receberam alguma tecnologia de armazenamento de água ou que já possuam fonte de água que possibilite a produção. O CAV fornece alguns dos materiais, ficando uma parte em contrapartida pela família. São disponibilizadas madeiras, telas de sombrite e o sistema de irrigação. A montagem das infraestruturas das hortas foi realizada através de mutirões, contando com a assistência técnica do CAV. Do recurso para a aquisição dos materiais, a família deverá repassar 50% do valor para a comunidade e esse recurso será utilizado para a aquisição de novos kits de hortas para outras famílias.

Devido a este importante incentivo, as famílias têm demonstrado grande entusiasmo com a execução deste projeto. Além do acesso a água proporcionado pelas construções das tecnologias, com a instalação dos kits será garantida a proteção de ataques de animais às plantações e isto associado aos novos conhecimentos adquiridos nas capacitações possibilitará a garantia da qualidade dos alimentos que serão fornecidos à mesa das famílias agricultoras e consumidores em geral.


Por Josiane Fernandes e José Murilo Souza

 
Seu nome Seu email
Nome do amigo(a) Email do amigo(a)
 
Rua São Pedro, 43 - Campo - CEP: 39.660 - 000
Turmalina - Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil
(38) 3527 1401/1658
comunicacao@cavjequi.org
Institucional:
webmail
Intranet