NOTÍCIA
  Publicada em 25/04/2018  
  Estudo de identificação de impactos sócio ambientais será realizado na região da Beira do Fanado

 

Neste ano, através de um projeto apoiado pela organização parceira Vivamos Mejor Suíça, está sendo realizado pelo Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV) um estudo para identificar os impactos sócio ambientais sofridos pelas comunidades de Campo Buriti, Campo Alegre, Poço Dágua, José Silva, Gentio e Cabeceira do Tanque do município de Turmalina.

Diversos parceiros estão inseridos e comprometidos nesse projeto, podendo-se citar a Rede de Parcerias, a qual é composta por organizações locais voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, o Ministério Público, a Universidade Federal de Minas Gerais, o Instituto Federal do Norte e Nordeste de Minas Gerais e a Escola Família Agrícola de Veredinha.

Na fase inicial, realizou-se uma reunião em cada comunidade com o objetivo de apresentar o projeto e sensibilizar a população quanto a importância deste estudo, além de dar visibilidade aos impactos ambientais presentes. Ao longo do ano, serão coletadas imagens a partir de drones, construídos diversos mapas da região de modo a identificar as principais mudanças ocorridas no ambiente. Atualmente essas comunidades têm sofrido com a falta de água sendo necessário o abastecimento com caminhão pipa e outras ações emergenciais. Além disso, será feito um levantamento dos impactos sociais na dinâmica das famílias, desde a crise hídrica à alteração na fonte de renda.

Será realizada também uma cartografia social, a qual vem se consolidando como instrumento de defesa de direitos, dando poder aos povos tradicionais em situação de risco territorial. Esse instrumento permite a população desenhar, com ajuda de profissionais mapas dos territórios que ocupam, auxiliando na demarcação de seus próprios limites conforme os modos de vida de extrativistas, ribeirinhos, agricultores familiares e indígenas.

Após a conclusão do estudo, será possível avaliar os impactos e o que tem de potencial nas comunidades. Assim possibilitará a elaboração de um plano de manejo e uso sustentável dos recursos naturais e também a elaboração de projetos para a realização de intervenções, de modo a contemplar as principais demandas, inclusive, a identificação das tecnologias sociais que poderão ser implementadas.

Ao fim do projeto, será realizado um seminário para debater os resultados obtidos através do estudo, como também o plano de manejo, quando serão convidados diversos atores governamentais, não governamentais e entidades parceiras, no intuito de se construir propostas e firmar acordos.


Por Josiane Fernandes, Alan Oliveira e Valmir Soares

 

 

 
Seu nome Seu email
Nome do amigo(a) Email do amigo(a)
 
Rua São Pedro, 43 - Campo - CEP: 39.660 - 000
Turmalina - Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil
(38) 3527 1401/1658
comunicacao@cavjequi.org
Institucional:
webmail
Intranet