NOTÍCIA
  Publicada em 23/08/2018  
  CAV realiza capacitação de Gestão de Recursos Hídricos, Agroecologia e Legislação Ambiental na comunidade Boa Vista

No dia 16 de agosto o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV) realizou na comunidade Boa Vista, município de Turmalina, o Curso de Gestão de Recursos Hídricos, Agroecologia e Legislação Ambiental. A capacitação contou com a presença de 15 participantes. 

O curso foi iniciado por meio de uma mística que trouxe a importância da união e o fortalecimento da comunidade. Através de trabalhos em grupo foram apontados as principais riquezas e dificuldades existentes na região, as alterações na oferta de água que têm ocorrido na comunidade, a necessidade da criação de leis mais severas em relação aos incêndios, e quais formas de se amenizar os problemas ocasionados.

Os técnicos do CAV também discorreram sobre a água, seu ciclo, uso sustentável e gestão adequada. O manejo e conservação dos solos, manejo agroecológico dos sistemas familiares de produção e a proteção e recuperação de áreas de preservação permanente. Além da sensibilização e planejamento de ações na comunidade. A capacitação foi avaliada positivamente pelos participantes, devido, principalmente, a abordagem de temas importantes relacionadas à realidade da comunidade.

Entenda um pouco sobre o projeto:

Entre os dias 17 a 27 de outubro ocorreu um incêndio na Unidade de Conservação de Acauã, totalizando 3.488 hectares de vegetação queimada. Em toda esta área, há a presença de muitos animais silvestres e domésticos, espécies vegetais e fontes hídricas. Com o incêndio, diversos foram os prejuízos naturais/ambientais, e mesmo às famílias do entorno que dependem das fontes de água provenientes desta Área de Conservação. Aliado a este prejuízo, aproximadamente 40 famílias foram diretamente atingidas pelo incêndio, tendo queimado em suas propriedades, cercas divisórias, animais, plantações, pastagens, dentre outros bens e estruturas produtivas. Em razão disso, foi iniciado em maio deste ano um projeto denominado "Diagnóstico sociambiental e articulação em rede: ações comunitárias pós incêndio de Acauã", na região afetada pelo incêndio. O projeto visa construir uma estratégia de planejamento e gestão dos recursos naturais a partir da cooperação e do diálogo entre todos os atores que influenciam de forma direta e indireta nesta região. 

 

Por Josiane Fernandes

 

 
Seu nome Seu email
Nome do amigo(a) Email do amigo(a)
 
Rua São Pedro, 43 - Campo - CEP: 39.660 - 000
Turmalina - Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - Brasil
(38) 3527 1401/1658
comunicacao@cavjequi.org
Institucional:
webmail
Intranet