O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
   
 

 

Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica
Rua São Pedro, n43
Bairro do Campo
Turmalina MG
(38) 3527 1401

  PROJETO EM DESTAQUE
  Período:
01/02/2013 a 31/01/2016
  Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável: Água, Produção e Geração de Renda no Alto Jequitinhonha
 


A partir de fevereiro de 2013 o CAV iniciou uma ação articulada nos
ue municípios de Berilo, Chapada do Norte, Mina Novas, Turmalina e Veredinha, a qual conta com o financiamento da União Europeia e a parceria direta do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers/Universidade Federal de Minas Gerais, Subsecretaria de Agricultura Familiar de Minas Gerais, Centro deVoluntariado Internacional e Coldiretti da Itália.

A ação intitulada: Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentavel: Água, Produção e Geração de Renda no Alto Jequitinhonha (contrato de subvenção: DCI-NSAPVD/2013/282-980), visa promover modelos de economias rurais, ambientalmente sustentáveis e em sintonia com os princípios do direito a segurança e soberania alimentar e igualdade de gênero, de forma a melhorar condições socioeconômicas de agricultores (as) familiares econsequentemente sua qualidade de vida.

 

A ação é constituída de três eixos principais e complementares que tornam as atividades interdependentes para que se alcance o objetivo almejado, sendo eles: o acesso e gestão da água em se tratando de uma região semiárida; os modos agroecológicos de produção e o acesso ao mercado e geração de renda. 


O primeiro eixo constitui-se de atividades que buscam a mobilização e capacitação das comunidades rurais no sentido de que as famílias adotem técnicas sustentáveis na relação com a água, acordando coletivamente os critérios de uso e conservação na comunidade, implementando tecnologias como: cercamento de nascentes, construção de bacias de contenção e barraginhas para segurar a água das chuvas, abastecer o lençol freático e disponibilizar água para produção.

O segundo eixo capacita, assessora e capitaliza agricultores (as) para cultivar suas terras com tecnologias agroecológicas de modo a utilizar somente insumos orgânicos, recuperar o solo e produzir alimentos saudáveis. O terceiro eixo busca organizar e orientar agricultores (as) para se avançar no acesso ao mercado por meio do associativismo, participação nas feiras livres municipais, fornecimento a supermercados locais e aos programas governamentais de aquisição de alimentos.

Este conjunto de atividades fatalmente contribuirá para que se melhorem os índices socioeconômicos e por consequência a qualidade de vida das famílias, assim como o nível de informação em relação às questões primordiais para que se continue desenvolvendo por conta própria, de forma autônoma e sustentável, consolidando as parcerias com os atores diversos da sociedade.

 

 

Cadastro Boletim Boletim Vale Saber

 
 

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável: Água, Produção e Geração de Renda no Alto Jequitinhonha


 
 
  
  Galeria de Fotos
 
 
EDITAIS DE SELEÇÃO
» Edital Subvenção 01-2016
» BrazilFoundation lança Prêmio de Inovação Comunitária
+ Arquivos  
BIBLIOTECA
»
+ Arquivos  
 
 
Copyright © 2014 Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica | Todos os direitos reservados.
 
  Parceiros Mantenedores  
 

 

 
Fale Conosco Webmail Notícias Eventos Página Inicial Previsão do Tempo Veja mais notícias Núcleo PPJ Misereor CeVI ASA Manos Unidas E-CHANGER Vivamos Mejor União Europeia