O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
   
 

 

Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica
Rua São Pedro, n43
Bairro do Campo
Turmalina MG
(38) 3527 1401

  CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO E FORMAÇÃO
 


O CAV possui um Centro de Formação e Experimentação (CFE) em uma área de 13 hectares, localizada na comunidade do Alto Lourenço, a uma distância de 2,5 km da cidade de Turmalina. No local são desenvolvidas diversas tecnologias sustentáveis que possuem caráter experimental de viabilidade a aplicação na agricultura familiar. Também é destinado a eventos de capacitação relacionados à agricultura e criação animal para promover a troca de conhecimentos com agricultores (as). As tecnologias desenvolvidas no local são:

 

SAFSistema agroflorestal

Este é um tipo de agricultura que procura imitar ao máximo a natureza, combinando diversos tipos de plantas num consórcio diversificado denso, sem uso de produtos químicos e protegendo a terra com a produção de adubos naturais e cobertura a partir das próprias plantas cultivadas neste consórcio.

 

Criação Animal

 

Criação animal

Os animais criados no espaço são os mais comuns nas propriedades familiares do Alto Jequitinhonha, como bovino de leite, suíno, aves e abelha. Esses animais são mantidos como uma forma de análise de viabilidade e de melhoramento da criação.


 

hortaHorta agroecológica

No centro também é encontrado um espaço destinado ao cultivo de uma horta onde são produzidos diversos tipos de hortaliças através dos princípios agroecológicos.  O objetivo da horta é mostrar a viabilidade de uma produção de alimentos diversificada através de uma proposta sustentável, capaz de gerar renda e fortalecer a segurança alimentar.

 
 

viveiro
Viveiro de Mudas
Visa principalmente à produção de espécies nativas e frutíferas em geral. Essas mudas são repassadas aos agricultores (as) a preço de custo como incentivo a produção.

 




frutas
Beneficiamento de frutas

Através de um secador solar de frutas são desidratados  abacaxi, manga e banana. Além de ser um método de agregação de valor e de baixo custo, se torna uma alternativa para a conservação dos produtos por um maior período de tempo.

 



mel
Apicultura
Além do apiário, o centro conta com um espaço de beneficiamento de mel, inclusive do seu envasamento em forma de sachê. A proposta do espaço é demonstrar a agregação de valor ao mel pelo seu beneficiamento.

 



Estrutura para Eventos

 

O Centro de Formação e Experimentação do CAV possui uma ampla estrutura para eventos. Frequentemente o seu espaço é utilizado para cursos, reuniões, seminários, visitas de escolas e instituições diversas. A sua estrutura é composta por: salão de reuniões para 80 pessoas, cantina e refeitório, alojamento com 50 leitos e campo de futebol society.

 

A estrutura possui como um atrativo à parte as tecnologias desenvolvidas no CFE, que podem ser visitadas em oportunidade da utilização do espaço para eventos.

 

O espaço é regularmente disponibilizado para eventos independentes de organizações governamentais e não governamentais, desde que os propósitos sejam a fins com os apoiados pela organização. Para reserva do espaço, fale conosco.

 

 

 

 


 

Cadastro Boletim Boletim Vale Saber

 
 

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável: Água, Produção e Geração de Renda no Alto Jequitinhonha


 
 
  
  Galeria de Fotos
 
 
EDITAIS DE SELEÇÃO
» Edital Subvenção 01-2016
» BrazilFoundation lança Prêmio de Inovação Comunitária
+ Arquivos  
BIBLIOTECA
»
+ Arquivos  
 
 
Copyright © 2014 Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica | Todos os direitos reservados.
 
  Parceiros Mantenedores  
 

 

 
Fale Conosco Webmail Notícias Eventos Página Inicial Previsão do Tempo Veja mais notícias Núcleo PPJ Misereor CeVI ASA Manos Unidas E-CHANGER Vivamos Mejor União Europeia