CENTRO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO

O CAV possui um Centro de Formação e Experimentação (CFE) em uma área de 13 hectares, localizada na comunidade do Alto Lourenço, a uma distância de 2,5 km da cidade de Turmalina. No local são desenvolvidas diversas tecnologias sustentáveis que possuem caráter experimental de viabilidade a aplicação na agricultura familiar. Também é destinado a eventos de capacitação relacionados à agricultura e criação animal para promover a troca de conhecimentos com agricultores (as). As tecnologias desenvolvidas no local são:

  • Imagem

    Sistema agroflorestal

    Este é um tipo de agricultura que procura imitar ao máximo a natureza, combinando diversos tipos de plantas num consórcio diversificado denso, sem uso de produtos químicos e protegendo a terra com a produção de adubos naturais e cobertura a partir das próprias plantas cultivadas neste consórcio.

     
  • Criação animal

    Os animais criados no espaço são os mais comuns nas propriedades familiares do Alto Jequitinhonha, como bovino de leite, suíno, aves e abelha. Esses animais são mantidos como uma forma de análise de viabilidade e de melhoramento da criação.

    Imagem
  • Imagem

    Horta agroecológica / Orgânica

    No centro é encontrado um espaço destinado ao cultivo de hortaliças diversas através dos princípios agroecológicos. Uma das técnicas que têm sido esperimentada é o método de produção através do sistema biointensivo. Outro destaque tem sido a agricultura orgânica desenvolvida no Centro, que está em processo de certificação pelo sistema SPG (Sistema Participativo de Garantia). O objetivo é mostrar a viabilidade de uma produção de alimentos diversificada através de uma proposta sustentável, capaz de fortalecer a segurança alimentar e gerar renda.

  • Viveiro de Mudas

    Visa principalmente à produção de espécies nativas e frutíferas em geral. Essas mudas são repassadas aos agricultores (as) a preço de custo como incentivo a produção.

    Imagem
  • Imagem

    Beneficiamento de frutas

    Através de um secador solar de frutas são desidratados abacaxi, manga e banana. Além de ser um método de agregação de valor e de baixo custo, se torna uma alternativa para a conservação dos produtos por um maior período de tempo.

  • Apicultura

    A atividade apícola também é desenvolvida no centro. O apiário é muito utilizado para prática em cursos e intercâmbios.

    Imagem

ESTRUTURA PARA EVENTOS

O Centro de Formação e Experimentação do CAV possui ainda espaço para eventos. Frequentemente é utilizado para cursos, reuniões, seminários, visitas de escolas e instituições diversas. A sua estrutura é composta por um salão de reuniões para 80 pessoas, cantina e refeitório, alojamento com 50 leitos e campo de futebol society.

A estrutura dispõe como um atrativo à parte as tecnologias desenvolvidas no CFE, que podem ser visitadas em oportunidade da utilização do espaço para eventos.

O espaço é regularmente disponibilizado para eventos independentes de organizações governamentais e não governamentais, desde que os propósitos sejam a fins com os apoiados pela organização. Para reserva do espaço, fale conosco.